top of page

Uma Cidade no Céu

          No ano de 2000, no Centro Cultural do Bairro Assunção, em São Bernardo do Campo, Nilo de Almeida realizou sua primeira exposição, denominada por ele como “O artista, o pesquisador, o viajante”. Se a exposição propunha no título um autorretrato oblíquo, das três faces do artista o tempo tem enfatizado aquela do pesquisador.

          No Museu de Santo André, Nilo apresenta a exposição “Uma cidade no céu e outras miragens”, com dois trabalhos que já tinham sido mostrados, agora revistos e ampliados. Com suas casinhas de madeira suspensas no ar, “Uma cidade no céu” sublima nossos espaços de habitar como brinquedos móbiles. Em “Mil Mickeys”, o personagem pop mundialmente famoso é representado mil vezes em figuras de gesso em tamanho pequeno. O personagem de Walt Disney que nos acostumamos a ver antropomorfizado e em grandes formatos, é restituído à sua dimensão natural – a de um rato – e assustadoramente multiplicado. O contraponto irônico entre a sua desantropomorfização e sua radical multiplicação nos mostra, às avessas, o mecanismo de construção de um ícone pop pela indústria cultural.

          Nilo de Almeida tem esse olhar atento às minúcias, ao mesmo tempo afetuoso e irônico. Seu trabalho escrutina nossa cultura cotidiana, deixando nossos alicerces suspensos no espaço real da irrealidade em que vivemos.

 

Julio Mendonça

TEXTO DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO REALIZADA NO MUSEU DE SANTO ANDRÉ EM 2013

Crédito das Imagens

Fotos 1 e 2: Nilo de Almeida

Foto 3: Wilson Rodrigues

bottom of page